I made this widget at MyFlashFetish.com.

26 de julho de 2012

Duas vezes pais,esses são os avós.

PARABENS VOVÓ!




Em comemoração ao dia dos avós, especialista fala sobre o papel deles na educação dos netos.

Os tempos mudaram. Antes, avós eram patriarcas da família, donos da verdade e da razão, mas ficavam na retaguarda, observando. Hoje, com o aumento da qualidade e da expectativa de vida e o advento das novas tecnologias e conceitos, eles cumprem um papel mais ativo. Pais e avós precisam definir bem suas funções na educação dos filhos e netos para não confundirem as autoridades e participarem da melhor forma possível na educação deles. E para comemorar o dia dos avós, 26 de julho, conversamos com um verdadeiro especialista no assunto.



O papel dos avós mudou no mundo contemporâneo, é o que acredita Leonardo Posternak, pediatra e escritor, vencedor do prêmio Jabuti, e um dos autores do “Livro dos Avós: na casa dos avós é sempre domingo?”, juntamente com Lidia Arantangy. Para ele “os avós atuais já foram pais há muito tempo. Pais dos pais do neto. O que é importante é que o diálogo com os filhos não deve mais ser de pai para filho, mas de pai para pai quando o neto nasce. Os avós atuais precisam aprender a respeitar os modelos de criação.
A sociedade mudou desde a época em que eles foram pais para a que os filhos foram pais. O papel se remete à estar perto dos filhos, conversar com eles”.



Muitos avós de hoje podem achar que os modelos atuais de educação são errados, entretanto, eles são apenas diferentes. Segundo o especialista, “temos tendência de pensar que nossa época era melhor, mas eram simplesmente são diferentes. Não se pode manter a antiga cisão entre velho e novo. Gosto de citar um dito chinês que diz: ‘Cabe aos avós mostrar onde existem das montanhas, mas cabe aos pais levá-los ao pico’. O que queremos mostrar é que eles mostram aos netos da onde eles vêm, mas pra onde vão, depende dos pais. Passado e futuro se fundem no presente”.




Um comentário:

  1. Estou tendo problemas com minha mãe, ela se interferi muito na educação que dou aos meus filhos, está prejudicando muito o meu relacionamento com eles, ao ponto deles sairem de casa para morar com ela, pois chamo a atenção deles quando eles fazem algo errado e ela por sua vez falam pra eles que sou ruim e que não dou amor pra eles, e que eles podem morar com ela quando quiser, agora ela quer tirar a guarda do meu filho de 17 anos, depois que ele fugiu de casa por eu não aceitar a namorada dele em casa, pois ela mentiu que estava grávida e não queria saber de fazer nada, além de usar drogas junto com ele, eles fugiram e eu fiz um BO de desaparecimento, fui ao forum, ao conselho tutelar, td que podia fazer eu fiz, até que descobri que ele tinha sido preso na cidade onde minha mãe mora, a fundação casa avisou a ela que ele tinha sido preso e nem sequer me avisou, ela começou a cuidar do caso sem ao menos me avisar que ele estava preso, quando eu descobri eu liguei na fundação e avisei que morava em outra cidade e que queria transferir ele pra minha cidade, pois assim ficaria mais facil visitá -lo, mas a fundação se negou alegando que eu tinha abandonado e que minha mãe estava responsável por ele, e que entraria com pedido de guarda dele. Fui visitá -lo na fundação, conversei com ele, mas ele já estava com a cabeça feita disse que queria ficar com a avó pq não gostava da cidade em que eu morava, agora chegou uma intimação dizendo que devo comparecer ao forum para o processo de guarda do meu filho, eu corro o risco de perder a guarda dele? O que devo fazer? Obrigado!.

    ResponderExcluir