I made this widget at MyFlashFetish.com.

24 de julho de 2012

Menopausa na balança.




Ao ouvir falar em ondas de calor e suores noturnos, a primeira coisa que vem a mente é a menopausa. Mas muitas mulheres não sabem é que esses dois sintomas, que trazem muito desconforto, podem ser reduzidos.  Esse foi o resultado de um estudo encomendado pela instituição americana Kaiser Permanente e publicado no periódico Menopause, que revelou que a perda de peso e uma boa alimentação podem diminuir os sintomas vasomotores - os fogachos (ondas de calor) e os suores noturnos - em mulheres pós-menopáusicas.












A pesquisa foi realizada com 17.473 mulheres americanas, com idades entre 50 e 79 anos, que já passaram pela menopausa, e revelou que a mudança de peso foi relacionada a uma maior probabilidade de eliminação dos sintomas comuns neste período.



 
Além dos fogachos e dos suores noturnos, há outros sintomas relacionados à menopausa. "As mulheres podem apresentar sintomas geniturinários - ressecamento vaginal, dificuldades na relação sexual, incontinência urinária, infecções urinárias repetidas. Com a falta de estrogênio, há também aceleração da reabsorção de massa óssea, favorecendo a osteoporose. É importante salientar que, durante a transição menopáusica, a mulher tende a ganhar peso e concentrar a gordura no abdômen. O acúmulo dentro dessa região está relacionado à elevação do risco de doenças cardiovasculares, como aumento do colesterol, do risco de diabetes e pressão alta."

Para amenizar esses sintomas, que em alguns casos alteram a qualidade de vida, as mulheres podem procurar alguns tipos de tratamento. De acordo com a endocrinologista, o único tratamento realmente efetivo para reverter os sintomas vasomotores e geniturinários é a reposição de estrogênio ou terapia hormonal da menopausa. Mas há aquelas que não podem ou não querem fazer a terapia com hormônio. A médica explica outra possibilidade para atenuar os sintomas. "Pode-se tentar o controle dos sintomas com medicações não hormonais tais como os inibidores de receptação de serotonina e a gapapentina. Cerca de 30 a 40% das mulheres têm os sintomas amenizados por essas medicações."

Uma alimentação apropriada também pode ajudar as mulheres a vivenciar essa fase da vida com mais tranquilidade. Mas, de acordo com a especialista, os benefícios de uma dieta que controle dos fogachos ainda são incertos. "Algumas mulheres melhoram os sintomas aumentando a ingestão de fitoestrógenos, principalmente de isoflavonas que são componentes da soja com alguma ação estrogênica. Também está sendo investigado se o salmão, atum, nozes, castanhas e amêndoas, que são ricos em magnésio, podem minimizar a fadiga nessas mulheres."

Nenhum comentário:

Postar um comentário