I made this widget at MyFlashFetish.com.

15 de maio de 2012

Qual o real significado de desapego?






 Este tema me veio á tona quando tive a oprtunidade de ler uma frase "bem forte"....destinada ao termo desapego, partindo dai a minha curiosidade de pesquisar  ler, refletir e escrever sobre este tema . Será que é necessário se desapegar de alguma coisa ou até mesmo de  alguem quando um relacionamento chega ao fim, será que estou fazendo algo errado ao me sentir apegado a certas situações mesmo não sendo as mais agradaveis a mim mesmo? Afinal nem sabemos se somos levados ao apego,ou e  necessario desistirmos deste desapego.

Certas palavras nos ferem bastante, mas estas mesmas palavras nos leva a refletirmos o quanto erramos quando nos apegamos a algo que não nos leva a nada.

Religiões como o budismo dizem que a felicidade dos seres humanos está no desapego, mas queria saber o que significa isso de verdade, o que é ser desapegado material e sentimentalmente.


Muitas vezes nos apegamos a um sem fim de coisas como se isto fosse possível preservá-las para sempre.
 Relacionamentos, bens materiais e idéias. E, quanto mais apego sentimos a qualquer uma dessas coisas, mais vulveráveis ficamos ao ciúmes, à mágoa, ao medo da perdas. E, então, vem o sofrimento...

É preciso coragem para aliviar a bagagem que carregamos ao longo da vida. Seja ela debens materias que já não usamos mais como também de crenças e pensamentos cristalizados ou obsoletos.E, se o antigo não serve mais, como abrir espaço para o novo? Abrindo mão do que pode ir embora sem deixar saudades.
É normal ouvirmos alguem dizer que quando desisto meu desapegoé para sempre...e isso émuito norml entre namoras, amantes, pais, amigos etc.




Praticar o desapego é acreditar que o que se possui verdadeiramente nunca se perde, sempre está aqui e, quando compartilhado, aumenta, não diminui. O apego nos mantém prisioneiros. O desapego liberta, é sinônimo de que reconhecemos nossa consciência divina, fonte de alegria.

O maior risco da vida é tomar precauções demais. Muitas vezes, nos dedicamos a proteger nossos tesouros terrenos e também pessoas e amores, justamente pelo medo da perda. Praticar o desapego é abandonar crenças e a necessidade de estar certo, de possuir alguém ou alguma coisa, de vencer a todo o custo, de ser considerado superior, etc – e, principalmente, de esquecer os resultados de nossas ações, porque quando nos desligamos dos resultados estaremos em paz e, certamente, veremos os frutos de nossas convicções.

Comece comprometendo-se consigo mesmo e se dar a chance de ser quem você é. Dê essa mesma chance a todos que cruzarem seu caminho. E experimente encarar a incerteza como a ferramenta para solucionar problemas, lembrando-se que nela reside a magia da vida. Mais: cultive a única certeza que importa, a de que você é capaz de tudo.

Tudo isso é possível com alguma ou muita disciplina. Disciplinar-se é ser capaz de se livrar do desejo imediato em favor de um ganho posterior. Se queremos juntar algum dinheiro precisamos ser capazes de vencer a vontade de gasta-lo em pequenas coisas. “Disciplina é liberdade” já cantava Renato Russo, porque só podemos ser livres, sermos capazes de discernir e escolher, se “mandarmos” em nós mesmos.


Um anjo me contou que eu iria ser feliz, esperei, esperei e nada aconteceu. O anjo voltou e disse: Por que ficou esperando ao invés de ser feliz?

(Fernando Lapolli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário