I made this widget at MyFlashFetish.com.

15 de julho de 2012

O Ciúme...será que você percebe?

Segundo dados de muitas publicações , o ciúme doentio é a terceira causa de homicídios no Brasil. Violência doméstica, na maioria dos casos, contra a mulher. vamos debater o ciúme doentio?

Por qual motivo não busca-se tratamento?

 

É verdade!
Você é daqueles que quer saber onde o ser amado está a qualquer hora do dia? Fica nervoso quando ele não atende as ligações?
Acha absolutamente inadmissível a possibilidade de ele ir a uma festa sem você? Há quem diga que um pouquinho de ciúme não faz mal à ninguém, que até dá uma apimentada no relacionamento. No entanto, é preciso calcular com cuidado o peso desse "pouquinho" para que o ciúme não atrapalhe a relação e se torne fonte de desentendimentos.







Psicanalista diz que o sentimento gera decepções, rancor e atrapalha a relação

Não se pode confiar totalmente nem na própria sombra, já dizia o dito popular e mantra dos ciumentos. No entanto, apesar de, em pequenas doses, ser até bom para o relacionamento, o ciúme pode ser um atestado de problemas com a própria autoestima. De acordo com a psicanalista Taty Ades, "ciúme é uma incapacidade de controlar impulsos, autoestima e obter confiança no parceiro. Em pequenas doses pode ser ótimo, pois estimula a relação, visto que o parceiro se sentirá amado. Em dose normal o ciúme pode até aumentar o desejo do casal. Quando não existe ciúme algum, o outro se sente desmotivado, pois acredita que há falta de interesse".







A maturidade, apesar de trazer confiança, também traz insegurança. Afinal, tudo que se vê na mídia como padrão de beleza são pessoas jovens, descoladas, magras. A psicanalista considera ainda que "não há evidencias de que o ciúme diminua com o passar dos anos. A maturidade pode trazer a desconfiança de que o outro esteja buscando alguém mais jovem, mais dinâmico, melhor na cama.




"Eu não sou ciumento".. O homem é capaz de guardar o sentimento por anos, mas estará sentindo da mesma forma. Quando o parceiro for ciumento além do normal é preciso ter um bom diálogo com ele, e, se necessário, um processo terapêutico. Pode ser legal procurar uma terapia, pois a pessoa ciumenta terá que enfrentar seus medos e paranoias e compreender o porquê de tanta insegurança em relação ao outro", pondera Taty.





Quando o ciúme passa do ponto, no entanto, é preciso ficar atento para não deixá-lo atrapalhar a relação. "Um ciúme exagerado é de fácil percepção, é preciso prestar atenção nos seguintes pontos: excesso de perguntas (onde você foi, por que demorou, com quem estava), início de uma verdadeira 'busca' de vestígios (descobrir senhas, mexer em bolsos, bolsas, etc.), paranoia constante (o que o outro fala nunca será o suficiente para acalmar o enciumado), a pessoa fica agitada, mais agressiva, pode perder o foco no trabalho, ter insônias, pesadelos e até depressão.






Minha opinião é;Sabemos que ninguém é de ninguém...no entanto ao sentir ciúmes julgamos poder controlar o "outro(a). com isso sofremos e fazemos sofrer, cuidar, valorizar, e perceber a pessoa é ótimo, mas amor possessivo e cobrador, nem pensar!


Nenhum comentário:

Postar um comentário