I made this widget at MyFlashFetish.com.

12 de dezembro de 2011

Ligação entre stress e infertilidade persiste

Estresse causa a maioria das infertilidades em humanos.



Apesar de evidências inconclusivas, a ideia de que o stress prejudica a concepção persiste _ e está estressando as mulheres. Toda mulher que mora nos Estados Unidos e está tentando engravidar provavelmente já ouviu aquela longa e polêmica lista de tudo que não deveria fazer e que pode prejudicar suas chances de conceber.
Fumar. Beber.
Fazer exercícios em excesso.
Não dormir o suficiente.
Estar muito acima ou abaixo do peso.
Consumir cafeína ou carboidratos em excesso
Mas o que mais tem recebido atenção da mídia ultimamente é o stress. Os médicos e as avós há muito tempo suspeitam que a incapacidade de relaxar da mulher é a culpada pelos problemas de infertilidade. As teorias vão desde as mais científicas (o stress desregula o delicado equilíbrio hormonal da mulher e o momento da ovulação) ate as mais singelas (o stress não é o melhor afrodisíaco da natureza e faz com que os casais tenham menos relações sexuais).







No entanto, toda essa agitação envolvendo o stress como causa da infertilidade não se justifica. Primeiramente, a pesquisa sobre o stress é notavelmente problemática, já que é difícil apontar o que causa o stress: a paciente estava estressada desde o início ou ficou estressada depois de ter recebido o diagnóstico de infertilidade? Além disso, é difícil avaliar os níveis de stress de forma objetiva, considerando que alguns estudos dependem de relatos pessoais e não levam em conta como as diferenças na maneira pela qual as pessoas sentem o stress. Na verdade, é como se para cada estudo respaldando uma ligação entre stress e infertilidade, outro estudo a refutasse. Um recente estudo publicado na Fertility & Sterility descobriu uma ligação entre o stress e a diminuição da fertilidade ao medir um biomarcador de stress na saliva das mulheres, mas outro artigo apontou que a relação não é tão clara, já que a cafeína, a ingestão de alimentos e os exercícios também podem fazer com que esse biomarcador suba.
Quando pesquisadores dinamarqueses revisaram 31 estudos sobre se o stress, a ansiedade e a depressão influenciavam o funcionamento de tratamentos contra a infertilidade, sua conclusão foi que a influência de fatores psicológicos parece ser "bastante limitada". Se os dados são tão inconsistentes, por que a mensagem de que o stress é ruim para a fertilidade ainda persiste?
....Então muitas mulheres que passaram por traumas graves, como o Holocausto ou estupro, ainda assim conseguiram engravidar. "Não existe nada pior do que ouvir uma pessoa da família dizer: 'Você está estressada demais' ou 'Você só precisar relaxar'. Não é algo que elas possam ligar e desligar".


Os pesquisadores que estudam o stress admitem que, mesmo que se deparem com uma evidência clara de que o stress causa a infertilidade, não sabem o que fazer para elaborar uma terapia eficiente contra o stress que ajude as mulheres a engravidar. Atualmente, as clínicas de fertilidade estão oferecendo cada vez mais programas de "corpo e alma", que consistem em exercícios de administração do stress e terapia comportamental cognitiva, como respiração ou visualização. No entanto, os administradores afirmam que o principal objetivo é simplesmente ajudar as mulheres a se sentirem melhor _ não necessariamente melhorar suas chances de conceber. No mínimo, a meditação pode ser uma boa maneira de deixar de pensar em fazer bebês.




(Sarah Elizabeth Richards é jornalista e escreve frequentemente sobre saúde e ciência. É autora de "Motherhood, Rescheduled: Five Quests to Stop the Biological Clock", a ser lançado.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário