I made this widget at MyFlashFetish.com.

20 de dezembro de 2011

Desilusão!! Como reagir a ela?

Meu namorado sempre deu sinais de que não me queria. Por que eu insisti?





Poxa, ficamos juntos por alguns anos. Não é pouco tempo. Mas eu fiquei pensando que desde o começo ele reclamava de eu estar lá na casa dele, que ele se sentia muito preso e que não queria mais casar com ninguém...
Mesmo sofrendo, fui me iludindo, acreditando que haveria de mudar o pensamento e que, algum dia iria me assumir. Hoje eu sei que as pessoas não mudam. O que eu não entendo é: como é que eu fui me iludir assim?"


JPS



Quando a pessoa está fora do seu próprio eixo enxerga o mundo de um modo todo desfocado. Em outras palavras, tendo a ver as coisas como ela quer que elas sejam e, não propriamente como elas são.
Você se comportou em todo esse episódio feito uma tola, olhando muito mais para ele, do que para você. Preocupou-se em mudar as atitudes e os pensamentos dele em vez de procurar mudar as suas próprias atitudes e comportamentos.
Pessoas mudam, sim, em termos de conduta, de valores, de sentimentos. O que não muda é o caráter. Para mudar, elas precisam, primeiro ‘se enxergar’: prestar atenção naquilo que estão fazendo consigo próprias. No seu caso, desde o início aceitando ser humilhada (ele deixava claro que a sua presença na casa dele o incomodava) e se deixando levar por um arrebatamento de poder, acreditando que você poderia consertar ‘nele’ as coisas que você via de errado (Parece-me que ele é ‘bom’ em fazer filho e depois sair de cena, mandar mulher embora de casa, sair de cena).

Pois bem, há homens assim, que não suportam compromissos, que são irresponsáveis e muito cruéis, mesmo. Mas ele estava sendo sincero com você. Você não ouvia o que ele dizia, mas ouvia o que você queria ouvir (um dia ele muda, um dia ele muda e vai me dar valor e vai querer ficar comigo...), que era a voz distorcida da sua ilusão e da sua onipotência: Ah, comigo vai ser diferente! Eu vou mudá-lo!

O preço que uma pessoa paga ao agir assim é muito, muito alto e você está sentindo isso na pele. Mas é preciso sentir isso profundamente para dar-se conta de que é um tremendo absurdo deixar-se destratar, humilhar, seja lá por quem for!
O que você precisa, é aprender a se amar e jamais se ligar a uma pessoa que não a respeite. Parece até que você perdeu as suas conexões intuitivas com a sua instintividade. Por instinto, quando a gente se percebe frente a outra pessoa que pode ser perigosa, que pode nos fazer muito mal, a gente foge dela. Corre para longe. Você, não. Você correu para o lado dele, e teimou em lá permanecer, mesmo sabendo o quanto de mal ele já tinha feito a outras mulheres e filhos largados.




Observando esse seu depoimento inicial, /

Agora é recolher os cacos e se refazer. Não dispense uma terapia para amadurecer e se fortalecer interiormente. Forte não é o que fica agüentando porrada. Forte é aquele que evita se meter em confusão e tomar porrada. Além disso, não esquecer de: manter-se numa vibração interior mais elevada, orar com sinceridade e buscar perdoar-se por ter-se iludido tanto e super estimado as suas forças, o que a levou deixar-se tratar tão mal.
Boa sorte!


Agenda cultural.
*Ana Fraiman é psicóloga formada em Psicologia Social, especialista nas áreas clínica e social,

Nenhum comentário:

Postar um comentário