I made this widget at MyFlashFetish.com.

6 de fevereiro de 2012

O segredo da maturidade.

  Aceitação é a palavra-chave para encarar a chegada à meia idade, dizem especialistas.


Na minha opinião...não é todo mundo que tem a oportunidade de chegar ou passar dos 50anos, quem consegue deve aproveitar o maximo desta oportunidade e celebrar a vida, dançar, sorrir, viajar, amar, cantar e se cuidar mentalmente, fisicamente e espiritualmente. a vida tem que ser bem vivida...
As rugas começam a aparecer, os cabelos vão ficando brancos, os movimentos já não são tão rápidos, sem falar na memória que vive deixando você na mão. Quem foi que disse que envelhecer seria fácil? E é quando os primeiros sinais aparecem que tudo parece ficar mais complicado. Um estudo realizado com dois milhões de pessoas em mais de 72 países sugere que a tão polêmica crise da meia idade existe sim, e, para a maioria das pessoas, ela chega por volta dos 50 anos.

O estudo denominado “Terá o bem-estar a forma de U no ciclo da vida?”, foi realizado por pesquisadores da Universidade de Warwick e do Dartmouth College, nos Estados Unidos. Segundo os autores, durante a vida, os níveis de felicidade teriam a forma da letra U, sendo os pontos mais altos no início e no fim da vida, e os mais baixos na meia idade. Eles encontraram sinais de depressão em pessoas maduras, tanto homens quanto mulheres, e independentemente de terem passado por situações de divórcio, queda de rendimento, mudança de emprego, entre outras.
Para a geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Rio de Janeiro Silvia Pereira, a crise da meia idade só existe para aqueles que não querem envelhecer. “Esse período pode vir acompanhado de muitas perdas como a aposentadoria, a diminuição do vigor físico e aparência que vai envelhecendo com o passar do tempo. As perdas sociais e orgânicas, de fato, existem. Já a psicológica vai depender de como cada um vai encarar o envelhecimento. Pessoas podem ser geniais aos 80 anos de idade”, afirma ela.

Adaptação. Essa pode ser palavra-chave para se atingir uma maturidade plena e saudável. “A pior dificuldade de quem envelhece é não saber adaptar-se às mudanças. Temos que aceitar, a idade só chega para quem está vivo. E não é todo mundo que tem essa distorção e que apresenta sinais de depressão nessa fase. Sofre mais aquele que não está adaptando-se ao meio, que não evolui junto com a sociedade. O indivíduo não pode ficar parado no tempo, pois esse tempo é o hoje e o agora”, observa a geriatra
Quanto ao resultado da pesquisa americana, Silvia discorda plenamente e dá um conselho: aceite-se e nunca deixe de sonhar, mesmo que você já tenha chegado aos 90. “A maturidade tem o seu labo bom, claro. Uma pessoa com 50 hoje ainda está ativa, tem uma vida social intensa, trabalha e esbanja saúde. A chave da felicidade é sempre ter um objetivo, seja com mais ou menos esforço. Para sermos felizes temos que nos aceitar. Sempre lembrando a importância de manter uma vida saudável, física e mentalmente”, finaliza ela.
De maisde50.com.br

2 comentários:

  1. Tá massa,a maturidade é um processo natural de todo ser vivo e acho que essa fase da vida é bem mais complexa com atalhos diferentes para a mulher,também é bem mais interessante para todo ser do sexo feminino,emfim a vida da mulher é mais bonita.
    Clério Dias

    ResponderExcluir
  2. Clerio tem toda razão,hummmmcomo adoro ter uma mulher madura ao meu lado, é demais tê-la nos braços queria muito oportunidade de uma dessas que escreve esta materia. Bjkas no coração dela que deve ser bem cheirosinha...JOÃO

    ResponderExcluir