Compromisso e envolvimento de todos neste acontecimento
Nada mais interessante que se comemorar o dia que comemora-se a Educação Ambiental falando de coisas utéis a terra, ao meio ambiente. Falar em cultivo a terra sem agredi-la é muito importante para todos os envolvidos que se preocupam em aprender fazendo.
O programa de hortas escolares que todas as escolas devem executar e que se propõem a colocar todos com mão na massa propõe uma série de atividades lúdicas e pedagógicas com a horta, segundo o conteúdo programático adequado a diversas faixas etárias, sugere-se especialmente o envolvimento direto dos professores, diretores, merendeiros, homens e mulheres que atuam no processo ensino-aprendizagem para o efetivo desenvolvimento do trabalho.
A partir desse envolvimento e desenvolvimento, adaptando-se propostas das próprias crianças e observando-se o processo, é que se criam novas possibilidades de trabalho com a horta orgânica, a qual se transforma tanto em alimento efetivo como em ensinamentos que marcarão positivamente a vida de cada aluno, pois atividades como essas, em grupos, proporcionam o diálogo, o questionamento, a surpresa, a espera pelo crescimento das plantas e, finalmente, sua utilização e a compreensão dos processos naturais.
Para mim, é uma grande satisfação ver a semente plantada se desdobrar em tão bons frutos e ser essa semente germinada.
Quando iniciamos um projeto pedagógico na escola esperamos contar com a integração,coloboração e envolvimento de alunos, professores todos os colegas da unidade escola
Os alunos podem tomar contato com disciplinas como ciências, português e educação artística a partir da horta que ajudaram a plantar. Entre outras coisas, aprendem a fazer cálculos de área e volume dos canteiros, tendo aulas de matemática na prática e de forma lúdica.
"Afagar a terra; conhecer os desejos da terra (...) e fecundar o chão..." - A letra da música de Chico Buarque de Hollanda e Milton Nascimento, ilustra bem o conceito do Programa Educando com a Horta Escolar, que é uma ação visando a educação de toda a comunidade escolar, especialmente crianças e jovens, por meio das hortas, incorporando a alimentação saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da prática pedagógica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário