I made this widget at MyFlashFetish.com.

24 de março de 2011

Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na mídia e nas discussões em todos os lugares.

  O Aquecimento global, degelo das calotas polares, reciclagem, lixo ,calor e frio em excesso, água em falta. Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na mídia e nas discussões em todos os lugares - das universidades às ONGs, dos ambientes de trabalho às escolas. A palavra de ordem é diminuir os impactos negativos do ser humano sobre o mundo.
 Como? Mudando atitudes pessoais e coletivas para salvar o mundo da ameaça ,cada vez mais real de colapso.
A boa notícia é que já há muitos professores desenvolvendo essa mentalidade. Trabalhando com consistência e continuidade e usando conceitos de Educação Ambiental, eles estão ajudando suas turmas a formar uma cultura de defesa do planeta, envolvendo as comunidades nesse processo de reflexão, atraindo colegas de outras áreas em tarefas multidisciplinares e, assim, construindo novos jeitos de se relacionar com a realidade à sua volta.
Formar "sujeitos ecológicos" é isto, levar para a sala de aula temas da atualidade e tratá-los de forma transdisciplinar em projetos duradouros que mexam com a comunidade de bairros e escolar.. E alguns tipos de pesquisas por ai pode-se revelar que, quando isso acontece, alunos e professores fortalecem seus relacionamentos e passam a cuidar do ambiente escolar e a se interessar pelo que acontece fora dele (mostram a parentes, vizinhos e amigos que todos fazemos parte do planeta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário