I made this widget at MyFlashFetish.com.

10 de março de 2011

Cigarro na gravidez pode ser perigoso, mesmo sendo "PASSIVO".

           Fumo passivo na gravidez eleva risco de o bebê nascer morto


De que o cigarro faz mal à saúde, ninguém mais duvida. Que fumar durante a gravidez aumenta o risco de abortos espontâneos e de o bebê nascer com baixo peso, também não é novidade. O alerta agora é para o perigo do fumo passivo na gestação: ele aumenta o risco de malformação congênita ou de o bebê nascer morto.
A constatação é de uma revisão de 19 estudos. Segundo os pesquisadores, grávidas não fumantes que têm contato com a fumaça do cigarro correm risco 23% maior de que o bebê nasça morto. A probabilidade de malformação do feto é 13% maior.
Nenhuma das mulheres havia fumado durante a gravidez - mas elas tinham respirado a fumaça do cigarro dos companheiros ou familiares. Os resultados foram publicados na Pediatrics.
Segundo os dados da revisão, o pai do bebê era a primeira fonte de fumaça para a mãe na maioria dos estudos
Para Lúcio Souza dos Santos, pneumologista do A. C. Camargo, é difícil estabelecer os riscos do fumo passivo para a gestante porque tudo depende da concentração da fumaça no ambiente e da quantidade de vezes que a mulher é exposta ao cigarro.
'A concentração do poluente é fundamental. Mas, se a exposição ao cigarro acontecer repetidamente, certamente haverá riscos para o feto', diz Santos.
O pediatra João Paulo Lotufo, responsável pelo Programa Antitabágico do Hospital Universitário da USP, diz que o cigarro provoca uma vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo na placenta. Assim, com menos irrigação, há mais riscos de natimorto. Os possíveis mecanismos para justificar a malformação ainda não foram descobertos.
Lotufo diz que todas as grávidas sabem que o cigarro faz mal. O maior problema é receber orientação adequada para parar de fumar. Em um levantamento feito por ele com 200 mães fumantes no período de amamentação, 30% delas disseram que seus médicos falaram para elas pararem de fumar, mas nenhum deles soube orientá-las sobre como fazer.
Em outra pesquisa, feita com 250 pediatras, nenhum soube dizer quais são as medicações disponíveis. 'O maior problema é a falta de informação.'
O pneumologista José Roberto de Brito Jardim, do PrevFumo da Unifesp, diz que a universidade vai inaugurar um ambulatório exclusivo para atender as grávidas fumantes. O objetivo é orientá-las sobre como parar de fumar, mesmo após o parto. 'O cigarro tem mais de 3 mil substâncias não identificadas. O risco para a mãe é risco para o feto.'
Por Fernanda Bassette, estadao.com.br

Uma das maiores recomendações dada às grávidas é a de parar de fumar. Mesmo assim, muitas acabam por contrariar o conselho e permanecem fumando na gestação, colocando em risco a saúde do bebê.
 Margarida

2 comentários:

  1. vC SABIA QUE EU FUMEI MUITO QD GRAVIDA DO MEU PRIMEIRO FILHO, QUE PERIGO PASSEI SEM SABER, GOSTEI DISSO

    ResponderExcluir
  2. ADOREI A MATERIA DO BLOG

    ResponderExcluir