I made this widget at MyFlashFetish.com.

4 de março de 2010

GLOSSÁRIO DE BIOLOGIA

Abiótico – é o componente não vivo do meio ambiente. Inclui as condições físicas e químicas do meio.


Aeróbico – ser ou organismo que vive, cresce ou metaboliza apenas em presença do oxigênio.

Anticorpo - Substância protéica produzida pelos linfócitos que atacam e destroem substâncias ou microorganismos estranhos ao corpo (antígenos).

Biodegradável – substância que se decompõe pela ação de seres vivos.

Biodiversidade – representa o conjunto de espécies animais e vegetais viventes.

Biótipo – grupo de indivíduos geneticamente iguais.

Cariótipo - Coleção de genes que formam um indivíduo.

Celulose - Polissacarídio formado pela união de milhares de moléculas de celobiose; cada celobiose é formada por duas glicoses unidas; a celulose é o principal componente da parede da célula vegetal.

Centríolo - Organela citoplasmática presente nas células eucariontes, com exceção das plantas frutíferas; suas funções são originar cílios e flagelos e organizar o fuso acromático.

Centrômero - Ou constrição primária. É a parte previamente espiralada que forma o cromossomo. É a parte mais condensada que forma e divide o cromossomo.

Coenzima - Molécula orgânica que desempenha papel acessório em processos catalisados por enzimas; freqüentemente funciona como doador ou aceptor de uma substância envolvida na reação; NAD, NADP e FAD são coenzimas comuns.

Desoxirribose - Açúcar com 5 átomos de carbono na molécula (pentose), componente da molécula de DNA.

Diplóide - Célula que contém dois genomas. Simbolizada por (2n).

Endocitose - Entrada de substância em uma célula por transporte ativo

Eucarionte - Ou eucarioto; tipo celular que apresenta sistemas membranosos e organelas no citoplasma; a carioteca está presente, delimitando o núcleo, onde se encontram os cromossomos.

Fitoplâncton – conjunto de plantas flutuantes, como algas, de um ecossistema aquático.

Fuso acromático - Filamentos de proteínas formadas durante a divisão celular e que se ligam ao cinetócoro dos cromossomos duplicados a fim de promover sua separação.

Genoma - É o conjunto simples de cromossomos de uma célula. É o conjunto formado por apenas um cromossomo de cada tipo, na espécie estudada. No ser humano o genoma é constituído de 23 cromossomos diferentes.

Glicogênio - Polissacarídio sintetizado a partir da reunião de glicose, e utilizado por animais vertebrados como reserva.

Haplóide - Célula que contém apenas um genoma. Simbolizada por (n).

Hemácia - Glóbulo vermelho ou eritrócito; célula vermelha do sangue; possui hemoglobina e é responsável pelo transporte de gás O2 e CO2

Homólogo - Que é igual. Cromossomos homólogos. São pares formados por cromossomos que apresentam o mesmo tamanho, a mesma forma e a mesma seqüência gênica.

Homeostase – capacidade de adaptação que um ser vivo apresenta no intuito de manter o seu organismo equilibrado em relação às variações ambientais.

Insulina- Hormônio pancreático que faz baixar o nível de açúcar no sangue.

Leucócito - Glóbulo branco; a célula branca do sangue; há diversos tipos de leucócitos, entre os quais podem ser citados os neutrófilos e os linfócitos; sua função é a defesa do organismo (fagocitose e produção de anticorpos).

Locus - Local ou posição dos genes no cromossomo.

Microvilosidade - Cada uma das dezenas de dobramentos microscópicos da membrana de certas células, o que aumenta sua capacidade de absorver substâncias.

Nucléolo - Corpo denso formado por ribosomos em maturação, presente no núcleo das células eucariontes.

Nucleotídeo - Unidade (monômero) das moléculas de ácidos nucléicos; formado por um açúcar, uma base nitrogenada e um ácido fosfórico (fosfato); no nucleotídio de DNA o açúcar é a desoxirribose (desoxirribonucleotídio) e no de RNA é a ribose (ribonucleotídio).

Osmose - Tipo de difusão que ocorre através de membranas semipermeáveis; apenas o solvente se difunde, da região hipotônica para a hipertônica, com tendência ao equilíbrio de concentração.

Plasma - Fluido transparente, incolor, componente do sangue; contém proteínas e sais dissolvidos; é o sangue, removidos os corpúsculos.

Procarionte - Ou procarioto; tipo celular que não apresenta sistemas membranosos internos nem organelas; não há carioteca envolvendo o material hereditário.

Queratina - Proteína fibrosa presente nos animais vertebrados; é o material que constitui as unhas, garras e pêlos e que impregna a superfície da epiderme.

Ribossomo - Grânulo citoplasmático constituído por RNA e proteínas, presentes em células procariontes e eucariontes; é o responsável pela síntese de proteínas.

RNA - Ácido ribonucléico; tipo de ácido nucléico; possui molécula filamentosa de cadeia simples, tem ribose, fosfato e bases nitrogenadas- adenina, guanina, citosina e uracila.

Simbiose – associação interespecífica harmônica, com benefícios mútuos e interdependência metabólica.

Somático - O que forma o corpo. Em genética, cromossomos somáticos são os que determinam a formação do organismo, independente da característica sexual.

Teratogênico – produto químico que, ingerido por um indivíduo do sexo feminino, pode causar deformações no filho que ele gerar. Como exemplos temos a talidomida, mercúrio, etc.

Unicelular - Composto por apenas uma célula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário