I made this widget at MyFlashFetish.com.

26 de março de 2011

No Dia do Chocolate, veja os benefícios do chocolate

No Dia do Chocolate, comemorado neste dia 26 de março, aproveite para se beneficiar com essa gostosura. A textura, o aroma, o sabor e a capacidade de derreter suavemente na boca arrebata os sentidos, desperta o corpo e provoca sensações emocionais.


A Pesquisa vem da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan. O Departamento de Ciência do Alimento e Biotecnologia da instituição divulgou que são os ácidos fenólicos presentes no cacau os responsáveis pela ação emagrecedora. Eles interferem na produção da leptina, o hormônio da saciedade - que, nos obesos, é bem reduzida -, e ainda queimam calorias. Sem contar a ajuda extra dos antioxidantes, que previnem o acúmulo de gordura nas células.
Os fitoquímicos do cacau melhoram a secreção da adiponectina, o que aumenta a ação antiinflamatória, reduzindo os riscos de diabetes e aterosclerose (alterações nos vasos sanguíneos que levam a obstrução dos mesmos).
Humor em altaO chocolate também é rico em carboidratos, que ajudam na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. Além disso, concentra outras substâncias, como triptofano, teobromina, feniletilamina, tetrahidrocarbolines, fenilalanina e tirosina - estes reforçam a sensação de bem-estar.
Sim, chocolate é maravilhoso, mas não vale ingerir qualquer um, nem a quantidade que quiser. Vale à pena não esquecer que:
Quanto maior a concentração de cacau, melhor é o produto, uma vez que é nele que estão os fitoquímicos que fazem bem à saúde. Portanto as versões amargas são as mais recomendáveis.
O seu limite de consumo é de 30 gramas por dia, que equivale a uma barra pequena. Não pense em exagerar, porque, mesmo sendo saudável, ele é bastante calórico (100 gramas equivalem, em média, a 530 calorias).
Chocolate. Bom mesmo para a saúde ou puro prazer?
"O chocolate ajuda na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer"
Muito interessante essa noticia.
Msn corpo e saúde

24 de março de 2011

Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na mídia e nas discussões em todos os lugares.

  O Aquecimento global, degelo das calotas polares, reciclagem, lixo ,calor e frio em excesso, água em falta. Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na mídia e nas discussões em todos os lugares - das universidades às ONGs, dos ambientes de trabalho às escolas. A palavra de ordem é diminuir os impactos negativos do ser humano sobre o mundo.
 Como? Mudando atitudes pessoais e coletivas para salvar o mundo da ameaça ,cada vez mais real de colapso.
A boa notícia é que já há muitos professores desenvolvendo essa mentalidade. Trabalhando com consistência e continuidade e usando conceitos de Educação Ambiental, eles estão ajudando suas turmas a formar uma cultura de defesa do planeta, envolvendo as comunidades nesse processo de reflexão, atraindo colegas de outras áreas em tarefas multidisciplinares e, assim, construindo novos jeitos de se relacionar com a realidade à sua volta.
Formar "sujeitos ecológicos" é isto, levar para a sala de aula temas da atualidade e tratá-los de forma transdisciplinar em projetos duradouros que mexam com a comunidade de bairros e escolar.. E alguns tipos de pesquisas por ai pode-se revelar que, quando isso acontece, alunos e professores fortalecem seus relacionamentos e passam a cuidar do ambiente escolar e a se interessar pelo que acontece fora dele (mostram a parentes, vizinhos e amigos que todos fazemos parte do planeta).

21 de março de 2011

A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA‏

                                                Declaração Universal dos Direitos da Água

                                               RIO  CACHOEIRA EM DIAS DE HOJE.


1.-A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.-A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.-Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.-O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.-A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.-A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.-A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.-A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.-A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.-O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

E nós o que estamos fazendo para que isto aconteça, em nossos bairros, nossa cidade no estado e em nosso planeta? Seria muito bom refletirmos sobre isso, voces não acham?


        As baronesas são apenas sinalizadoras e ajudam a retirada das impurezas encontradas no nosso rio.

12 de março de 2011

PONTA DA TULHA- UM PARAISO AMEAÇADO


 Aos que conhecem e que já passaram por esta vila em viagem ecólogica ou até mesmo a visitar suas praias para Itacaré ou Salvador, faz-se saber que querem acabar com toda aquela área que ainda se preserva uma grande parte da Mata Atlantica no sul da Bahia, e da  fauna .É verdade !!! É preciso que a natureza seja respeitada pela ação humana.Como podemos falar aos nossos filhos aos nossos alunos sobre os cuidados com meio ambiente diante de gestos como esses?....
  O sul da BAHIA é caracterizado por seu enorme patrimônio ecológicocom paisagens de valores históricos em espécies animais e vegetais ameaçados estes de extinção. Apesar de tudo isso querem construir um porto de minerios aqui ameaçando destruir esse paraiso...este lugar tão especial onde estão sendo estudada a instalação do complexo Porto Sul com graves impactos.Essa área ou seja região onde eles pretendem "denegrar" é parte de uma área de proteção ambiental onde ficam os manguezais , restingas, e algumas éspecies raras de fauna e flora, onde fica próximo a LAGOA ENCANTADA , locais que seráo gravemente ameaçados.
 Falam-se do lixo que se depositam nas praias, "eu pude" observar de perto neste feriadão naquelas localidades , partes destes lixos são trazidos por banhistas que não recebem orientações dos barraqueiros que ali se instalam há alguns anos, e que são culpados por este depedramento nessas praias. A natureza espera uma ação diferente dos humanos, é de grande necessidade uma ação politica ambiental....Que os politicos contribuam com ações e haja um trabalho de alguns  Ambientalista naquele local, pois não só devemos lutar por invasões do Porto Sul naquela área, precisamos de vários trabalhos educacionais além das informações em sala de aula
É preciso urgência de uma ação inteligente do homem para salvar a nossa mata atlântica, nossos animais e nossas praias ameaçadas por situações sócios econômica..

Afinal quem está doente, a natureza ou o ser humano?



Fora Porto Sul chega de destruição
    MARGARIDA

10 de março de 2011

Cigarro na gravidez pode ser perigoso, mesmo sendo "PASSIVO".

           Fumo passivo na gravidez eleva risco de o bebê nascer morto


De que o cigarro faz mal à saúde, ninguém mais duvida. Que fumar durante a gravidez aumenta o risco de abortos espontâneos e de o bebê nascer com baixo peso, também não é novidade. O alerta agora é para o perigo do fumo passivo na gestação: ele aumenta o risco de malformação congênita ou de o bebê nascer morto.
A constatação é de uma revisão de 19 estudos. Segundo os pesquisadores, grávidas não fumantes que têm contato com a fumaça do cigarro correm risco 23% maior de que o bebê nasça morto. A probabilidade de malformação do feto é 13% maior.
Nenhuma das mulheres havia fumado durante a gravidez - mas elas tinham respirado a fumaça do cigarro dos companheiros ou familiares. Os resultados foram publicados na Pediatrics.
Segundo os dados da revisão, o pai do bebê era a primeira fonte de fumaça para a mãe na maioria dos estudos
Para Lúcio Souza dos Santos, pneumologista do A. C. Camargo, é difícil estabelecer os riscos do fumo passivo para a gestante porque tudo depende da concentração da fumaça no ambiente e da quantidade de vezes que a mulher é exposta ao cigarro.
'A concentração do poluente é fundamental. Mas, se a exposição ao cigarro acontecer repetidamente, certamente haverá riscos para o feto', diz Santos.
O pediatra João Paulo Lotufo, responsável pelo Programa Antitabágico do Hospital Universitário da USP, diz que o cigarro provoca uma vasoconstrição, diminuindo o fluxo sanguíneo na placenta. Assim, com menos irrigação, há mais riscos de natimorto. Os possíveis mecanismos para justificar a malformação ainda não foram descobertos.
Lotufo diz que todas as grávidas sabem que o cigarro faz mal. O maior problema é receber orientação adequada para parar de fumar. Em um levantamento feito por ele com 200 mães fumantes no período de amamentação, 30% delas disseram que seus médicos falaram para elas pararem de fumar, mas nenhum deles soube orientá-las sobre como fazer.
Em outra pesquisa, feita com 250 pediatras, nenhum soube dizer quais são as medicações disponíveis. 'O maior problema é a falta de informação.'
O pneumologista José Roberto de Brito Jardim, do PrevFumo da Unifesp, diz que a universidade vai inaugurar um ambulatório exclusivo para atender as grávidas fumantes. O objetivo é orientá-las sobre como parar de fumar, mesmo após o parto. 'O cigarro tem mais de 3 mil substâncias não identificadas. O risco para a mãe é risco para o feto.'
Por Fernanda Bassette, estadao.com.br

Uma das maiores recomendações dada às grávidas é a de parar de fumar. Mesmo assim, muitas acabam por contrariar o conselho e permanecem fumando na gestação, colocando em risco a saúde do bebê.
 Margarida

Você sabia?



Um peixe-robô desenvolvido por cientistas britânicos foi lançado  lançado em 2010 no mar do norte da Espanha para detectar poluição. Se o teste dos primeiros cinco peixes-robôs no porto de Gijon, norte da Espanha,  se for bem sucedido, a equipe espera que eles sejam utilizados em rios, lagos e oceanos ao redor do mundo.
Os robôs em formato de carpa, que custam 20 mil libras (cerca de US$ 29 mil) a unidade e medem 1,5 metro de comprimento, imitam o movimento de peixes reais e são equipados com sensores químicos para descobrir potenciais poluentes perigosos, como vazamentos de embarcações ou oleodutos submersos.

Eles transmitirão a informação para costa por meio de tecnologia de rede sem fio Wi-Fi. Para isso, contarão com ajuda de bases que também servem para recarregar suas baterias. Diferentemente do peixe-robô anterior, que precisava de controle remoto, os novos modelos poderão navegar independentemente, sem nenhuma interação humana.
Rory Doyle, cientista-sênior da companhia de engenharia BMT Group, que desenvolve o peixe-robô com pesquisadores da Universidade de Essex, disse que há boas razões para se fabricar um robô em formato de peixe em vez de um mini-submarino convencional.
“Ao usar um peixe-robô, estamos utilizando um design criado há centenas de milhões de anos pela evolução e que é incrivelmente eficiente em consumo de energia. Essa eficiência é algo que nós precisamos para garantir que nossos sensores de detecção de poluentes possam navegar no ambiente aquático por horas.”

É bom saber!!!

Os impactos ambientais


As pessoas só se preocupam com seus dejetos quando seu próprio lixo fica apodrecendo na frente de casa, causando mau cheiro e atraindo insetos. Porém, é importante ressaltar que o problema do lixo é muito maior. Mesmo quando a coleta funciona, ele não desaparece. É apenas levado para outro local, onde precisa receber tratamento adequado para evitar danos maiores à nossa saúde e ao meio-ambiente.

O lixo que geramos hoje é composto por muitas embalagens de plástico, caixas de papel, isopor e latas - materiais que a natureza não consegue decompor, mas que podem ser reciclados e reutilizados, diminuindo assim o impacto ambiental. Mas a realidade, infelizmente, é bem diferente do ideal.
Essa situação não pode continuar e muito menos se agravar. É preciso que façamos a nossa parte, que modifiquemos alguns de nossos hábitos. E essa mudança tem que partir de todas as esferas sociais, através de uma educação ambiental ensinada dentro de casa.
Por exemplo, se a filha observa a mãe jogando o óleo que restou da fritura no ralo da pia da cozinha, provavelmente seguirá o mesmo exemplo mais adiante. Ou, se um menino nunca teve que separar seu lixo quando criança, provavelmente não levará essa prática para o seu lar depois de casado.
Mude, separe o lixo que for reciclável do orgânico e, caso na sua rua não tenha coleta seletiva, leve o que pode ser reutilizado até os pontos de coleta. Hoje, muitas redes de supermercado já oferecem esse serviço. Faça o mesmo com o óleo de cozinha.
Somos culpados pela situação que se encontra nosso planeta.
Alguns hábitos antigos, como a sacola de pano e a garrafa de vidro podem representar a solução para alguns de nossos maiores problemas, como o acúmulo de lixo nas grandes cidades,seria uma questão de educação e conciência. 

Informe-se, entre em contato com as instituições que fazem reciclagem, divulgue suas iniciativas para a vizinhança e para o bairro onde você mora. Mudar não é fácil, exige determinação e pode ser trabalhoso, mas o resultado é compensador.

E a natureza aagradece!!!